Picada Café é um município do RS onde museu é muito mais que um lugar de exposição de objetos patrimoniais. Tem música na cafeteria do Museu do Açougue, Roda de Memória e Leituras na Mesa. Tem mais: professores da rede de ensino envolvidos com educação patrimonial; e, um desafio para os alunos, que estão à caça dos tesouros que formaram e formam o que é peculiar e próprio ao município.
No oitavo ano do Programa Educação Patrimonial, "Caçadores de Tesouro" é o mote para os alunos. A temática está em aberto, e o objetivo da procura é encontrar objetos, documentos, imagens, pessoas e elementos da paisagem que captem a atenção dos estudantes por sua peculiaridade, beleza e raridade. As descobertas são então registradas em fotos e desenhos. Em um "Diário de Bordo", ficam documentados a expedição de "caça ao tesouro" e seus "achados".
muito interessante assim o museu possibilita cultura e lazer ao mesmo tempo
ResponderExcluirmuito interessante assim o museu oferece cultura e lazer diminuindo a resistencia de alguns em afirmar q os museus sao lugares chatos voltados apenas ao passado muito moderno
ResponderExcluirEsse comprometimento do Museu do Açougue com a comunidade é muito estimulante, Anônimo. Acho que oportuniza exatamente aquilo que vc parece valorizar: a inclusão de todos no processo. Não é mesmo?
ResponderExcluirTambém acho que os museus deviam proporcionar toda essa gama de interatividade que estimula a imaginação, o raciocínio, a capacidade de compreensão e apreciação do entorno - objetos, ambiente, pessoas, de tal modo que naturalmente possamos receber a recompensa do prazer de estarmos envolvidos em alguma coisa significativa para nós.
ResponderExcluir